Tecnologias inovadoras devem ajudar a construção civil nacional a resolver problemas ligados à proteção de superfícies, prevenindo rachaduras e infiltrações
A ConcreteSeal do Brasil acaba de trazer ao País mais duas novidades – uma manta cimentícia à base de borracha e uma placa de drenagem para canais fabricadas pela gigante chinesa Yuhong –, produtos que irão colaborar com a construção civil em geral na solução de determinados problemas ligados à projetos de impermeabilização.
Segundo a companhia, a manta cimentícia é uma espécie de pano impregnado com cimento que, quando hidratado com água, endurece e forma uma camada fina e resistente ao fogo, sendo durável como concreto. Após a solidificação, as fibras promovem o reforço do concreto, prevenindo rachaduras. Atualmente, as mantas cimentícias são fornecidas em três espessuras – 5, 10 e 30 milímetros.
Produzido a partir de uma mistura de asfalto de petróleo de alta qualidade, polímeros modificados e aditivos, a manta PBC-328 tem rápida auto cicatrização, evita vazamentos, resiste à fadiga e ao envelhecimento, além de ser à prova d’água. É adequada para aplicação em telhados de concreto e de aço, subterrâneos, lagoas e túneis impermeáveis.
Entre as vantagens da PBC-328 estão a capacidade de adaptação à deformidade estrutural, quando formarem-se fissuras. O produto pode absorver estresse e fechar microfissuras no nível da fundação, processo que garante a impermeabilização e a integridade do terreno no longo prazo. Além disso, é resistente ao envelhecimento, tem baixa flexibilidade de temperatura e resistência à corrosão química.
A outra novidade da ConcreteSeal – a manta de drenagem construída com placas de PAD – também apresenta alta resistência ao impacto e à alta pressão no longo prazo. A flexibilidade de poder ser produzida em diferentes alturas – de 8 a 60 milímetros – possibilita atender aos requisitos de drenagem de diferentes projetos.
Leia também
- Câncer do concreto: o que é e como prevenir?
- Impermeabilizantes previnem degradação de concreto e corrosões
A superfície superior da placa de drenagem da cavidade é composta de camada de geotêxtis, material que evita a passagem de partículas do solo e o consequente bloqueio do canal de drenagem.
A aplicação produto torna rápida e eficaz a exportação das águas pluviais, reduzindo significativamente, ou até mesmo eliminando, a pressão estática da camada impermeabilizante. Por meio desse princípio ativo de condução de água, a tecnologia pode alcançar o efeito de impermeabilização.
A placa pode ser aplicada em projetos de paisagismo, como garagem com cobertura tipo roof garden, campos de futebol e golfe, projetos em praias; base de estrada, metrô, túnel com aterro; camadas inferiores ou superiores de prédios, fundações, revestimentos, filtragem e isolamento térmico, além de autoestradas, represas e declives.
“O mercado brasileiro para estes produtos inovadores apresenta alta demanda, pois há carência no País por boa parte da construção civil de adoção de uma cultura que entenda a impermeabilização como uma necessidade de primeira ordem na concepção da obra”, afirma o empresário Walter Campos Jr., CEO da Concreteseal do Brasil.
Concreteseal do Brasil
Sediada na cidade de São Paulo e com escritório no Rio de Janeiro, a companhia representa e distribui exclusivamente para o Brasil e a América Latina da linha mundial da norte-americana Evercrete Co., uma das mais tradicional e destacada formuladora e fabricante de produtos para concreto aparente, tijolos, pedras naturais, madeiras, superfícies porosas em geral, com atuação global.
A empresa também distribui no País os produtos inovadores da gigante chinesa Yuhong, entre os quais a pavimentadora automática Hotterman.
A ConcreteSeal do Brasil também se dedica à prospecção de produtos de ponta do mercado mundial que contribuam positivamente na qualidade, segurança e garantia para as obras de construção civil e infraestrutura. Para mais informações, acesse https://concreteseal.com.br.